Welcome to my blog, enjoy reading.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

IMPROTANDO E CRIANDO BRUSHES PARA O GIMP!!!!

Dê novas pinceladas em seu Gimp importando e criando brushes para ele





Se tem uma coisa que realmente facilitou a vida de qualquer usuário de Editor de Imagens, com certeza foram os brushes. Se você não tem idéia do que é, basta traduzir o nome. Os brushes são os pincéis dos editores, ou melhor as pontas dos pincéis. É como se fosse uma forma. E na internet você encontra milhares dessas pontas de pincéis para baixar e complementar o seu editor (normalmente para Gimp ou Photoshop).
Os brushes são capazes de deixar o seu trabalho com uma cara muito bonita com apenas um clique do mouse. Nesse tutorial, você vai ver como é extremamente simples importar e também criar brushes para o seu Gimp. Vamos lá?

Importando Brushes

A primeira coisa a fazer é ter certeza de ter baixado um arquivo com a extensão .ABR. Depois disso, abra a pasta que está instalado o seu GIMP. Ex: C:\Arquivos de Programas\Gimp-2.0\.
Vá até C:\Arquivos de Programas\Gimp-2.0\share\gimp\2.0\brushes\ . Agora basta colar/mover os seusbrushes (.ABR) para essa pasta.

Quando você abrir o Gimp (só abra depois de instalar os brushes), selecione o pincel. Ao escolher o tipo de ponta (como mostrado na imagem abaixo) você verá que os novos brushes foram instalados. Basta então escolher qual você quer e usar.



Criando novos Brushes

Você verá que no canto do seu Gimp há um painel chamado Pincéis. Clicando no ícone da folha em branco (circulado abaixo) você poderá criar um novo Brush.

Caso você não tenha o painel, você deverá abri-lo indo em Janelas > Diálogos de encaixe > Pincéis. Ou pressionando Shift + Ctrl + B. Aí é só clicar na folha em branco da mesma maneira que foi dito anteriormente.

Quando o Editor de Pincéis abrir, você verá que há três formas geométricas diferentes: elipse, quadrado e losango. Dependendo daquele que você selecionar, o brush irá mudar o seu formato (geralmente nas pontas).
Aí é só mexer de um lado para o outro o Raio (aumenta o tamanho do Brush) as Pontas (número de pontas que terá), a Dureza, a Proporção, o Ângulo e o Espaçamento. Conforme você move as barrinhas, o seu Brush terá um novo formato.

Você pode dar um nome para ele também. O salvamento é automático e o seu novo pincel vai ficar junto com todos os outros brushes. Você também já pode sair clicando pela tela de pintura para ver como está ficando o seu pincel.

Para criar outros brushes é só clicar na folha em branco novamente e mandar ver.



Agora é só baixar novos brushes ou criar os seus para fazer obras de arte. Espero que tenham gostado. Até a próxima.
By Baixaki 


Download dos brushes no post A baixo!!!

DOWNLOAD 1000 BRUSHES PARA O PHOTO SHOP E GIMP!!!!




DOWNLOAD DOS BRUSHES AQUI!!!!

DEIXANDO O GIMP EM PORTUGES NO WINDOWS!!!!!


Deixando o Gimp em português, no Windows

Muitos ainda não sabem como tornar o Gimp em português, outros perguntam se existe uma outra versão do Gimp no nosso idioma, e outros se conformam acreditando que ele só está disponivel na versão inglês.

Se você usa o seu Gimp num Windows, vamos ensinar como transforma-lo em português!


Parece que no Windows, o Gimp se baseia na linguagem do Sistema Operacional pra decidir em qual idioma ele vai ser iniciado. Ou seja, se o Windows for em inglês, ele se iniciará em inglês, se estiver em japones, vai carregar em japones, e assim sucessivamente. Pra isso, vamos alterar a forma na qual o seu idioma se classifica, ou seja, vamos fazer o seu windows dizer por Gimp "Eu sou português. ;D".

Essa dica vale principalmente para úsuarios do XP, Vista ou Seven.

1 - Clique no menu iniciar, e vá em "Painel de Controle".


2 - Na janela que se abrir (essa costuma ser diferente em cada versão do windows), clique em "Relogio, idioma e região", ou qualquer coisa que tiver o ícone abaixo :

 
 Clicando nele, uma janela como essa deve se abrir:

3 - Na aba "Formatos", deixe "Português (Brasil)". Com isso, o Gimp passa a abrir e funcionar completamente em português.



Uma simples alteração faz muita coisa...
Até.

TUTORIAL RETIRADO DO SITE!!!!

Download do Gimp!!!!





tutoriais gimp!!!! todos os tutoriais GIMP encontrados aki Forao retirados do site http://www.ogimp.com.br


Faça sua própria maquete

Olá pessoal! Gostaria de falar sobre um efeito bastante interessante e que está sendo usado bastante hoje em dia. Seu nome em inglês é Diorama Effect, mas vamos chamá-lo apenas de Miniaturização. Esse efeito consiste em fazer uma imagem comum parecer uma miniatura. Mas eu não vou ensinar um passo-a-passo, até mesmo porque o efeito é bastante complexo e vai depender de várias ferramentas e filtros. Ao invés disso eu vou ensinar algumas técnicas, assim todos vão aprender de verdade e poder fazer sua própria arte.

1 – Analise a imagem que você vai usar

Não é toda imagem que pode ser miniaturizada. Na verdade esse efeito tenta enganar seu cérebro. Ele, o cérebro, reconhece os elementos por puro preconceito. Ele “sabe” como as coisas são… Sendo assim não podemos fazer montagens que não existem para nosso cérebro, simplesmente não fará sentido. Como seria a miniatura do céu? Não tem como, não é? E do mar? Também não. Então vamos tentar fazer miniaturas de coisas que nosso cérebro pode reconhecer como tal. Assim como na imagem abaixo:

4148776133_86b62cf1e72 – Desfocagem

Quando olhamos temos um foco. Quando focamos em algo o que está na periferia ficará embasado. Quando mais longe do foco estiver um objeto mais embassado ele vai ficar. Agora mesmo observe que você consegue ver bem os objetos grandes que estão fora do seu foco. Já os objetos pequenos irão perder muita nitidez.
No GIMP podemos desfocar uma imagem de várias formas. As duas principais são usando a ferramenta Desfocar (Shift + U) ou o filtro Desfocagem Gaussiana (no menu Desfocar). A ferramenta Desfocar é bastante simples… basta clicar sobre a imagem e mover o mouse sobre as partes que se deseja embassar. Os poucos ajustes são auto-explicativos.
No caso do filtro Desfocagem Gaussiana o ideal é que antes se prepare uma seleção em torno do que você deseja desfocar ou focar. Eu custumo usar a Máscara rápida para isso.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMPDepois de feita a seleção basta usar o filtro para desfocar a área em torno do que será o foco.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-1Alguns pequenos ajustes podem ser feitos nesse momento com a ferramenta Desfocar.

3 – Detalhes

A tecnologia já avançou bastante, mas toda miniatura perde em nível de detalhes para o tamanho original. No GIMP existem ferramentas incríveis para essa tarefas, mas uma das que mais gosto é o filtro Desfocagem Gaussina Seletiva. Mas para usá-lo o ideal é que se faça outra seleção em torno dos objetos que precisam perder detalhes.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-2Os ajustes do filtro Desfocagem Gaussiana Seletiva são simples e vão depender de como são os objetos. Considere que existem muitas outras formas de fazer uma imagem perder detalhes. Alguns desses métodos você pode encontrar navegando no site.
4 – Luz
A iluminação também é importante, mas não fundamental. Até mesmo porque isso vai depender de vários fatores. Muitas informações sobre sobre iluminação você também pode encontrar no site.
5 – Cores
As cores podem fazer milagres num processo de miniaturização. Basicamente o que temos que fazer é intensificar as cores. No GIMP uma das formas de fazer isso é indo em Cores » Matiz-Saturação. Nele basta ajustar a opção Saturação para obter cores mais vivas.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-3
Dica extra: Considere remover partes da imagem que não condizem com uma miniatura real. Em geral partes com um grande número de detalhes e que dão a impressão de infinitude. No exemplo que usei acima eu removerei as montanhas ao fundo.
Por fim é importante destacar que não há receita de bolo para esse efeito. Cada imagem requer ajustes diferentes. Assim é bom se informar e pesquisar mais na internet sobre o assunto.
Na imagem abaixo você pode ver como seria o resultado final desse efeito por completo:



Mude o visual do seu windows XP!!!! Com o eVolve




"Cansado da barra azul do Windows XP? Transforme-a em algo mais moderno e arrojado com este tema!"

Não há como negar. Usar os mesmos temas vai fazer com que algum dia você enjoe até mesmo de clicar no Botão Iniciar se ele continuar o mesmo como sempre, não é? O Menu Iniciar continuará igual, com aquelas já conhecidas cores azul e verde e aquele papel de parede com as colinas verdes. No começo parece legal, mas depois de um tempo começa a ficar chato. O primeiro passo para mudar essa situação já foi dado, afinal, você já chegou até aqui.

Então, o que vai mudar no seu computador se o tema eVolve for instalado? Bem, praticamente tudo muda. Pode ser que alguns encarem esse otimismo com algumas ressalvas, mas o fato é que o visual do seu computador fica muito mais arrojado e ainda melhor trabalhado do que qualquer outro tema que o seu Windows XP possa oferecer sem ter adicionado outros deles. Se, no entanto, você já fez o download do eVolve, basta seguir os seguintes passos para aproveitar um desktop ainda mais bonito e interessante.

Extraia os arquivos
Extraia todos os arquivos para algum lugar que seja fácil de encontrar depois. Feito isso, identifique o tipo de monitor que está instalado no seu computador. Não é difícil fazê-lo, afinal ele pode ser normal ou widescreen, e identificar o segundo tipo de tela é ainda mais fácil, pois é mais longa que a comum. Isso é necessário porque o eVolve traz dois arquivos de estilos específicos para cada tipo. Então, se você tem um monitor widescreen, escolha o arquivo “eVolve_Widescreen” e copie-o, junto com a pasta do tema, para o local: “C:\WINDOWS\Resources\Themes”.

Confirme as características
Feito isso, clique duas vezes sobre o arquivo do tema – no caso o “eVolve_Widescreen” ou apenas “eVolve” – para abrir a janela de propriedades de vídeo. Verifique se todas as opções estão de acordo com o modelo do eVolve. Quando tudo estiver correto e segundo o exemplo, clique em “Aplicar” e depois em “OK” para validar a instalação do tema. O resultado é um desktop com um ambiente incrível com vários tons de preto, prata, cinza e branco. As formas que o eVolve traz ao seu papel de parede são bastante bonitas e harmoniosas, além de oferecer um aspecto bastante futurista ao seu computador.

Personalize a área de trabalho!

Portanto, se você queria estabelecer algumas mudanças no visual do seu computador, o eVolve pode ajudar de uma maneira bastante grande. Além disso, você pode instalar as partes em etapas, de modo que se não for necessário ter as fontes ou você já as tenha, não vai ser obrigatório passar por esse processo novamente. Também acontece a instalação dos ícones personalizados do pacote de instalação do eVolve. Então, se o objetivo é a personalização total, é com este tema que você vai alcançar essa meta.

Seu desktop ficará ainda mais bonito!