Welcome to my blog, enjoy reading.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

tutoriais gimp!!!! todos os tutoriais GIMP encontrados aki Forao retirados do site http://www.ogimp.com.br


Faça sua própria maquete

Olá pessoal! Gostaria de falar sobre um efeito bastante interessante e que está sendo usado bastante hoje em dia. Seu nome em inglês é Diorama Effect, mas vamos chamá-lo apenas de Miniaturização. Esse efeito consiste em fazer uma imagem comum parecer uma miniatura. Mas eu não vou ensinar um passo-a-passo, até mesmo porque o efeito é bastante complexo e vai depender de várias ferramentas e filtros. Ao invés disso eu vou ensinar algumas técnicas, assim todos vão aprender de verdade e poder fazer sua própria arte.

1 – Analise a imagem que você vai usar

Não é toda imagem que pode ser miniaturizada. Na verdade esse efeito tenta enganar seu cérebro. Ele, o cérebro, reconhece os elementos por puro preconceito. Ele “sabe” como as coisas são… Sendo assim não podemos fazer montagens que não existem para nosso cérebro, simplesmente não fará sentido. Como seria a miniatura do céu? Não tem como, não é? E do mar? Também não. Então vamos tentar fazer miniaturas de coisas que nosso cérebro pode reconhecer como tal. Assim como na imagem abaixo:

4148776133_86b62cf1e72 – Desfocagem

Quando olhamos temos um foco. Quando focamos em algo o que está na periferia ficará embasado. Quando mais longe do foco estiver um objeto mais embassado ele vai ficar. Agora mesmo observe que você consegue ver bem os objetos grandes que estão fora do seu foco. Já os objetos pequenos irão perder muita nitidez.
No GIMP podemos desfocar uma imagem de várias formas. As duas principais são usando a ferramenta Desfocar (Shift + U) ou o filtro Desfocagem Gaussiana (no menu Desfocar). A ferramenta Desfocar é bastante simples… basta clicar sobre a imagem e mover o mouse sobre as partes que se deseja embassar. Os poucos ajustes são auto-explicativos.
No caso do filtro Desfocagem Gaussiana o ideal é que antes se prepare uma seleção em torno do que você deseja desfocar ou focar. Eu custumo usar a Máscara rápida para isso.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMPDepois de feita a seleção basta usar o filtro para desfocar a área em torno do que será o foco.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-1Alguns pequenos ajustes podem ser feitos nesse momento com a ferramenta Desfocar.

3 – Detalhes

A tecnologia já avançou bastante, mas toda miniatura perde em nível de detalhes para o tamanho original. No GIMP existem ferramentas incríveis para essa tarefas, mas uma das que mais gosto é o filtro Desfocagem Gaussina Seletiva. Mas para usá-lo o ideal é que se faça outra seleção em torno dos objetos que precisam perder detalhes.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-2Os ajustes do filtro Desfocagem Gaussiana Seletiva são simples e vão depender de como são os objetos. Considere que existem muitas outras formas de fazer uma imagem perder detalhes. Alguns desses métodos você pode encontrar navegando no site.
4 – Luz
A iluminação também é importante, mas não fundamental. Até mesmo porque isso vai depender de vários fatores. Muitas informações sobre sobre iluminação você também pode encontrar no site.
5 – Cores
As cores podem fazer milagres num processo de miniaturização. Basicamente o que temos que fazer é intensificar as cores. No GIMP uma das formas de fazer isso é indo em Cores » Matiz-Saturação. Nele basta ajustar a opção Saturação para obter cores mais vivas.
Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-3
Dica extra: Considere remover partes da imagem que não condizem com uma miniatura real. Em geral partes com um grande número de detalhes e que dão a impressão de infinitude. No exemplo que usei acima eu removerei as montanhas ao fundo.
Por fim é importante destacar que não há receita de bolo para esse efeito. Cada imagem requer ajustes diferentes. Assim é bom se informar e pesquisar mais na internet sobre o assunto.
Na imagem abaixo você pode ver como seria o resultado final desse efeito por completo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário